Metodologia da pesquisa científica
PRODUÇÃO TEXTUAL
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.
Orientadora: Luciana Trigueiro.
São Mateus – ES
2010
Qual a realidade da cidade de São Mateus em relação à existência de áreas de lazer. 1. INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa investigamos o que os habitantes da cidade de São Mateus – ES, pensam a respeito das áreas de lazer existentes no município, como são tratados pelo poder público, qual sua importância para a qualidade de vida dos cidadãos.
Primeiramente, fizemos uma pesquisa das áreas de lazer da cidade. Em seguida formulamos um questionário para saber a opinião dos moradores a respeito do desses espaços.
Tentamos chamar a atenção para a importância desses locais na geografia da cidade, para o lazer dos habitantes e também como esses espaços estão sendo administrados.
São Mateus possui uma população com índices que ultrapassam os 100 mil habitantes.
Na atualidade o lazer é visto como uma necessidade na vida urbana para melhorar a saúde mental, física, enfim, melhorar a qualidade de vida das pessoas.
2. OBJETIVO DO ESTUDO: ÁREAS DE LAZER
Os principais trabalhos e conceitos sobre o lazer no Brasil fundamenta-se na teoria do sociólogo francês Dumazedier (1976). "O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (DUMAZEIDIER, 1976, p.34).
O lazer faz parte da vida dos seres humanos, pois ele é um dos requisitos da vida, que proporciona prazer, liberdade, sensação de bem estar entre outros benefícios.
De forma clara e convincente definimos