Metodologia da pesquisa cientifica.
Eixo de Formação Geral
Metodologia da Pesquisa Científica
Professor: Jorge Luiz de Oliveira Castro
Aluno (a): Aline Gomes dos Santos Daiane de Jesus Santos Iasmim de Jesus Nascimento Santos Janaina Oliveira de Matos
OBJETO DE ESTUDO
1.1 – TEMA:
“O tema é assunto que se deseja provar ou desenvolver; é uma dificuldade, ainda sem solução, que é mister determinar com precisão, para intentar, em seguida, seu exame, avaliação crítica e solução”. (ASTIVERA APUD LAKATOS E MARCONI, 2003, p.44).
É uma tarefa considerada fácil, porque qualquer ciência apresenta grande número de temas potenciais para pesquisa. No entanto, a escolha de um tema que de fato possibilite a realização de uma pesquisa bibliográfica requer bastante energia e habilidade do pesquisador. (GIL, 2002, p.60).
1.2 – DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Após a escolha do assunto, o passo seguinte é a sua delimitação. É necessário evitar a eleição de temas muitos amplos que ou são inviáveis como objeto de pesquisa aprofundada ou conduzem a divagações, discussões intermináveis, repetições de lugares – comuns ou “descobertas” já superadas. (LAKATOS E MARCONI, 2003, p.45).
“O Problema deve ser delimitado a uma dimensão viável” (GIL, 2002, p. 29-30).
1.3 – PROBLEMA:
“O Problema assim consiste em um enunciado explicitado de forma clara, compreensível e operacional, cujo melhor modo de solução ou é uma pesquisa ou pode ser resolvido por meio de processos científicos”. (LAKATOS E MARCONI, 2003, p.127).
Fica claro que nem todo problema é passível de tratamento científico. Isto significa que para se realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria do científico. (GIL, 1946, p.12)
1.4 – HIPÓTESE:
“Uma vez formulado o problema, com a certeza de ser cientificamente válido, propõe – se uma resposta “suposta,