PSICODIAGNÓSTICO COMPREENSIVO E INTERVENTIVO
O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) é reconhecido de acordo com a referência, que são duas partes que compõe o cerne da existência do CPA, o aluno e a comunidade. Com relação à comunidade, a função do CPA é de acolher a demanda de onde estão inseridos; no estágio psicodiagnóstico compreensivo, a que se trata esse trabalho, atende-se pais ou responsáveis de crianças ou pré-adolescentes com idades na faixa de cinco a doze anos, a fim de acionar estratégias e abordagens específicas para compreender o caso com apreço. Com relação ao aluno, cursando o 7º semestre de psicologia, o CPA tem outras funções que são exigidas para a supervisão do estágio. (Estrutura dos Estágios Obrigatórios de Graduação em Psicologia, 2011)
O estágio supervisionado é proveniente da transformação profissional e da ampliação abrangente da sociedade. Para isso, o aluno precisa ser capacitado para os conflitos da sociedade contemporânea e comprometimento com os princípios éticos e humanistas, valorizando o indivíduo em seus direitos e deveres, sua liberdade de expressão, seu bem-estar, sua qualidade de vida individualmente e coletivamente. Para alcançar essa transformação do aluno, a disciplina tem planejado os objetivos gerais, específicos e os conteúdos pragmáticos. (Estrutura dos Estágios Obrigatórios de Graduação em Psicologia, 2011)
De acordo com a ementa da universidade, na disciplina há a familiarização com a história e as bases epistemológicas, prisma conceituais e teóricas, esclarecimento das diferenças entre o psicodiagnóstico compreensivo e Interventivo, realização de triagens feitas em grupos da comunidade. O objetivo geral é definir psicodiagnóstico, decifrar o valor das técnicas utilizadas nas triagens e formar grupos para atendimento seguindo o progresso do psicodiagnóstico. A disciplina tem como objetivos específicos desenvolver habilidades que servirão de base para a transformação profissional, são elas: reconhecer fenômenos psicológicos, associar a teoria com a