Metodologia da pesquisa cientifica
A função é de introduzir aos estudantes hábito de estudos científico que lhes possibilitem o desenvolvimento de uma vida intelectual disciplinada e sistematizada. Trata-se de fornecer-lhes através de diretrizes metodologias, instrumentos para que desenvolvam a contento, com eficiência e competência, a sua aprendizagem. Estes instrumentos são de três ordens: técnicos, lógicos e conceituais. Os estudantes devem dominar certas técnicas de estudo que lhes permitam disciplinar seu trabalho intelectual, garantindo-lhes maior produtividade. A aprendizagem pode ser resumida num único objetivo: aprender a pensar.
É preciso que o estudante se conscientize de que doravante o resultado do processo depende fundamentalmente dele mesmo. Seja pelo seu próprio desenvolvimento psíquico e intelectual, seja pela própria natureza do processo educacional. As condições de aprendizagem transformam-se no sentido de exigir do estudante maior autonomia, maior independência em relação aos subsídios da estrutura do ensino e dos recursos institucionais que lhe são oferecidos.
Ao orientador cabe planejar, juntamente com o estudante, o desenvolvimento da pesquisa para a elaboração de um trabalho científico. Sem a participação do professor, sem a sua orientação, o estudante não obterá grandes progressos nem seu trabalho alcançará os resultados que dele se espera.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Iniciando pela palavra “metodologia”, esta vem a ser o estudo científico dos métodos; ela estuda, avalia diversos métodos e logo identifica suas limitações ou não referente a sua utilização. A definição etimológica do termo, a palavra metodologia vem do grego meta que significa ao largo; odos, caminho; logos, discurso, estudo.
A metodologia é um conjunto de procedimentos a ser utilizado para obter conhecimento e a aplicação do método por meio de processos e técnicas que garante a legitimidade científica do saber obtido. Sendo assim O método pode ser considerado a visão abstrata da ação