Metodologia da pesquisa, açoes
Rendimento ao investir na bolsa se valores.
2 INTRODUÇÃO
O mercado de ações é um ambiente público e organizado para negociação de alguns títulos mobiliários (ações, opções de ações). As transações podem ocorrer por intermédio das bolsas de valores ou nos chamados mercados de balcão (mercados em que são comercializados títulos não negociados em bolsas, dentro das normas legais previstas em lei e regulamentos, sem coordenação de entidades privadas de autoregulação).
Nas economias modernas, a grande maioria das operações no mercado acionário ocorrem por intermédio das bolsas de valores, e estas despertam cada vez mais interesse de novos investidores que procuram uma maneira de investir em algo que seja rentável a longo prazo.
Segundo uma pesquisa realizada pela Revista Veja (2013), um quarto do volume financeiro negociado na Bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) saiu da carteira de “pessoas comuns”, ou seja, gente com pouco conhecimento em finanças e o desejo de ganhar dinheiro no longo prazo.
Os principais indicadores financeiros do Brasil mostram que o país tem tudo para atravessar um ciclo de crescimento sustentável, com estabilidade para a economia e oportunidades para as empresas. E uma vez que as empresas lucram mais, seus sócios - ou seja, todos os acionistas - também ganham mais. Por isso hoje é interessante o investimento na bolsa de valores, com rendimentos muito mais atrativos que a poupança. Souto (2013), afirma que investir na bolsa de valores é uma grande oportunidade de retorno financeiro no longo prazo, por isso atrai cada vez mais pessoas para este tipo de investimento.
É provável que, nos próximos anos, aumente o número de grandes investidores na bolsa. Nunca houve tantos milionários no país, e a renda dos brasileiros cresce a cada ano, diz Napolitano (2012), editora de finanças da Revista Exame.
A novidade é o surgimento de um grupo que olha o longo prazo, quer construir fortuna aos poucos e ajudar as empresas nas quais