Doença HPV
O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma DST tendo como agente causador Papilomavírus humano (HPV).
Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - sendo os 6, 11, 16, 18 e 42 os mais comuns para esta doença -alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.
Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feita de rotina por todas as mulheres.
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.
Sintomais
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis com coloração rosada, úmidas e macias, de aspecto semelhante à couve-flor.
No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus.
Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero.
As lesões também podem aparecer na boca , em razão das modalidades sexuais relacionadas a essa região. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas, mas com condições de transmitir a outras pessoas.
Esta se dá, principalmente, quando ocorre o contato com a pele contaminada e pela via sexual..O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do vírus.
Roupas íntimas, toalhas, saunas e vasos sanitários contaminados podem, também, propiciar o condiloma. Mães gestantes correm o risco de transmitir a seus filhos, no momento do parto normal.
Tratamento
O tratamento enfoca o desaparecimento das verrugas por meios cirúrgicos ou fármacos de uso tópico. Estas, tal como no caso do herpes, podem voltar em outro momento, no mesmo ou em outro