filosofia antiga
Tales de Mileto foi o primeiro filósofo, que inaugurou a investigação racional (cosmologia), todas as áreas que hoje denominamos de ciências faziam parte da Filosofia.
Pré- socráticos
Primeiramente, os pré-socráticos (Aqueles filósofos da Grécia Antiga são conhecidos pelo o nome pré-socráticos, pois como sugere o nome, são antecedentes de Sócrates),também chamados naturalistas ou filósofos da physis ,onde que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza. Tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, ou cosmo-ontológico, e buscavam o princípio (arché) das coisas.
O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas.
Os principais filósofos pré-socráticos (e suas escolas) foram:
Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaximenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso;
Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento;
Escola Eleática: Xenófanes, Parmênides de Eleia, Zenão de Eleia e Melisso de Samos.
Escola da Pluralidade: Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.
Escola eclética: Diógenes de Apolônia, Arquelau de Atenas.
Assim, ocorre a denominação cronológica de período pré-socrático, pois precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego.
Socráticos