HPV - DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL
DEFINIÇÃO
HPV é uma doença transmitida pelo vírus denominado papiloma vírus, deixando verrugas ou cancros na parte infectada.
CONCEITO
HPV (Papiloma Vírus Humano ou Human Papiloma Virus) é um vírus pertencente a família Papovaviridae que a mais de 100 tipos de vírus diferentes pertencentes a essa família. O Papiloma Virus Humano ou HPV provoca a aparição de verrugas na pele, na parte oral (lábios, cordas vocais, bocas, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).
CLASSIFICAÇÃO DO HPV
O HPV pode ser classificado em baixo risco, risco intermediário e em alto risco de câncer.
Podendo-se dizer que os de baixo risco são os do tipo 6, 11, 41, 42, 43 e 44 que são geralmente encontrados nas genitais e não oferecem nenhum risco. Em seguida temos o de riso intermediário que são os tipos 31, 33, 35, 39, 51 e 52. E os de alto risco que são os tipos 16, 18, 45 e 56, são os mais perigosos e os que podem causar o câncer do colo do útero. Veja na imagem a seguir.
Figura:
Tipos
Subtipos
Alto Risco
16, 18, 45 e 56
Risco Intermediário
31, 33, 35, 39, 51 e 52
Baixo Risco
6, 11, 41, 42, 43 e 44
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem demorar muitos anos para se transformar em câncer. O colo do útero atinge na maioria das vezes mulheres acima de 25 anos.
Fatores de Risco:
Início precoce da atividade sexual;
Múltiplos parceiros sexuais ou parceiros com vida sexual promíscua;
Baixa da imunidade;
Cigarro;
Más condições de higiene.
Sintomas:
Primeira fase:
Sangramento vaginal especialmente depois das relações