A Pesquisa-Ação como Metodologia de Mobilização dos Jovens da Vila Embratel
Maria do Socorro Pereira da Costa2
Vera Rolim Salles3
Universidade federal do Maranhão, São Luís, MA.
PALAVRAS-CHAVE: pesquisa-ação; comunicação; mobilização; jovens.
RESUMO: a natureza mobilizatória de uma ação evidencia-se pelos mecanismos usados para o compartilhamento e a criação de objetivos comuns, com este estudo pretende-se demostrar especificidades da metodologia da pesquisa-ação, que busca envolver todos os agentes na resolução de problemáticas de interesse comum, e como o seu emprego pelo projeto Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel veem demostrando sua natureza mobilizadora.
A Metodologia da pesquisa- ação
A pesquisa-ação é uma metodologia de pesquisa utilizada pelo Projeto Meios de
Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel que é realizada há três anos na capital maranhense, no bairro Vila Embratel. O projeto é conhecido no bairro como Comunicapaz e com suas ações já mobilizou mais de 117 jovens. O processo de mobilização de jovens para a realização de ações de desenvolvimento local, não se mostra como algo fácil, no entanto essa metodologia tem se mostrado como uma estratégia que contribui para o alcance dos objetivos de trabalhos que requerem a participação e o compartilhamento de informações.
1
Trabalho apresentado na III Jornada de Pesquisa e Extensão, evento componente da XIII Semana de
Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, realizada de 21 a 24 de maio de 2013.
2
Estudante
de
Graduação
do
Curso
de
Comunicação
Social
-
UFMA,
e-mail:
socorrinhocosta@gmail.com
3
Orientador do trabalho. Professora Doutora do Curso de Comunicação Social - UFMA, email: vsalles@terra.com.br Uma metodologia de pesquisa social a pesquisa-ação, foi utilizada pela primeira vez nos Estados Unidos durante a segunda