Pesquisa
Um dos livros de nossa análise -Geografia em perspectiva- que foi elaborado a partir dos resultados e pesquisas de geógrafos, mestrandos e doutorandos sobre problemas e temáticas apresentados pelos profissionais dos meios de educacionais e formação de professores de vários níveis, recomendamos aos professores de Geografia a adotá-lo como livro de cabeceira, pois oferece informações e experiências que serão de relevância ao professor, tanto no ensino fundamental, médio ou superior.
O ensino de Geografia envolve a articulação de uma série de componentes próprios da disciplina, como por exemplo, projeto pedagógico, currículo, conteúdos, objetivos, metodologias, estratégias, recursos, como também aspectos sociais e políticos inseridos nos ambientes escolares. Para trabalhar na perspectiva de uma aprendizagem significativa, o professor deve sempre considerar os saberes prévios dos alunos, como também ter o papel de interpretar e contextualizar os conteúdos estudados.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio-PCN- e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB- (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996) nasceu de um extenso estudo feito durante meses por especialistas e educadores. Seu objetivo é auxiliar os profissionais em educação a realizar seus trabalhos. Seus resultados norteiam o planejamento de aulas e principalmente o desenvolvimento A DES-ORDEM ECONÔMICA MUNDIAL: A NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. É sabido que o jogo do poder mundial esta subordinado ao capital das grandes companhias transnacionais e esta subordinado aos interesses do capital financeiro e ao banco mundial e o fundo monetário internacional (FMI). Uma nova ordem