Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Lajedo-PE
2014
ALBANETE VELOSO DA SILVA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
(Apresentação do TCD)
Lajedo-PE
2014
O artigo analisado buscou determinar o conceito, os tipos de competência e sua importância para o administrador. Competência é comumente usada para designar uma pessoa como qualificada a algo, porém o uso da competência para essa designação é constantemente contestada, uma vez que, estudos mostram conceitos diversos para “pessoa competente”, um desses conceitos define que competência não é apenas resultado de conhecimento ou treinamento, mas sim que competência é a capacidade de se colocar em prática tudo aquilo que foi estudado e trabalhado na formação teórica e a capacidade de exercer liderança e solucionar problemas com êxito.
No decorrer do trabalho foi feita a distinção entre competências individuais e competências profissionais. As competências individuais são um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que cada um conquista e que trazem consigo a capacidade de colocar todos esses agregados em prática, mas acima de tudo competência individual é a capacidade de agir e eficazmente sem limitar-se apenas ao conhecimento adquirido. As competências individuais ainda podem ser divididas em técnicas, interpessoais e conceituais. Diante desses conceitos pode-se concluir que o administrador tem por necessidade conseguir gerenciar atividades mais mecânicas, ou seja, operar instrumentos ou determinadas ferramentas, conseguir manter uma harmonia com os demais mantendo sempre um relacionamento estável com os demais e também é de extrema importância o pensamento cooperativista.
As competências profissionais são as responsabilidades que um profissional tem de demonstrar que é capaz de resolver problemas, exercer liderança, trabalhar de forma cooperativa e criativa. A competência profissional ainda pode ser definida como a