Metodologia Científica e Pesquisa
[...] o processo educativo se consolida à medida em que o educando se propõe a crescer, a evoluir, a buscar e atingir os seus objetivos por méritos próprios, tendo como referência o espaço da sala de aula, onde o diálogo sobre as diversas áreas do conhecimento se pode tornar caloroso, instigando a curiosidade, a necessidade de saber mais, de construir outras possibilidades [...] (SOARES, 2011, p.23).
A metodologia científica é uma disciplina essencial no início de um curso de graduação, não só porque ensina a aplicação de todas as normas nos trabalhos acadêmicos, mas também porque incentiva a leitura e a escrita e ensina a importância do pensamento crítico em um estudante. O problema é que esse incentivo deveria ser adotado desde a base de ensino dos alunos e ser estimulado cada vez mais à medida que os alunos vão se desenvolvendo intelectualmente, formando cada vez mais jovens com pensamentos críticos e formadores de ideias e opiniões próprias.
A interdisciplinaridade é também um fator muito importante na formação de estudantes. A ideia de mesclar conteúdos faz com que o estudante tenha uma visão mais abrangente sobre vários assuntos e, consequentemente, aumenta a capacidade de formação de ideias e de um profissional cada vez mais capacitado para exercer suas funções.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOARES, Berenice N. Metodologia científica e pesquisa. Revista científica da Fernord. Vol1. Teófilo Ontoni-MG: [online], 2011.