METODOLOGIA CIENTÍFICA (UAM) - ATIVIDADE 8
Em um artigo sobre meritocracia, a pesquisadora Lívia Barbosa* escreveu:
Embora a filosofia sobre a avaliação de desempenho tenha mudado e, na época atual, ela seja concebida como um poderoso instrumento para a orientação e promoção do crescimento pessoal e profissional das pessoas e das empresas, na prática, contudo, ela é uma fonte de atritos, insatisfações e frustrações para aqueles que a concebem e aplicam, bem como para aqueles que são alvo de sua aplicação. E esta constatação é comum e antiga não só no Brasil, como também em outros países, como os Estados Unidos.
As insatisfações e polêmicas atreladas à avaliação de desempenho existem desde a primeira metade deste século. Segundo Pfiffner (apud Pimentel, 1953, p.92).
*BARBOSA, Lívia. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público. Brasília, Ano 47, Volume 120, Número 3, Set-Dez 1996. [Texto adaptado].
Com base nas diretrizes da Universidade Anhembi Morumbi e das Normas da ABNT sobre a formatação de trabalhos acadêmicos, pode-se afirmar que a citação contida no texto acima é: a. Indireta e deveria aparecer na sequência do texto entre aspas. b. Indireta, por esta razão está deslocada de 4 cm em relação ao texto. c. Indireta, pois compreende à transcrição de parte da obra do autor consultado. d. Direta por referir-se ao texto baseado na obra do autor consultado. e. Uma citação de citação significando que o texto transcrito é de autoria de Pfiffner e se encontra na obra de Pimentel. Alternativa assinalada: E
Alternativa correta: E
PERGUNTA 2
Em um artigo sobre meritocracia, a pesquisadora Lívia Barbosa* escreveu:
Embora a filosofia sobre a avaliação de desempenho tenha mudado e, na época atual, ela seja concebida como um poderoso instrumento para a orientação e promoção do crescimento pessoal e profissional das pessoas e das empresas, na prática, contudo, ela é uma fonte de atritos, insatisfações e frustrações para aqueles