Ciclo do petróleo e impactos ambientais
Ciclo do petróleo e seus impactos ambientais
Aluno: Vitor Carneiro de Santana
Curso: Engenharia Civil
Cabo de Santo Agostinho – PE
2014
Ciclo do petróleo e seus impactos ambientais
O petróleo é uma substância de origem a partir da matéria orgânica fóssil, formado ao longo de milhões de anos no subsolo. Este recurso natural tem uma enorme importância para o homem, principalmente na geração de energia e de materiais derivados como os plásticos. No Brasil, uma grande parcela de demanda energética que é atendida pelos combustíveis derivados de petróleo e gás natural. Por este motivo, é de extrema necessidade a exploração deste recurso natural.
O ciclo de exploração do petróleo pode ser divido em algumas etapas:
Relatório: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo feita geólogo.
Extração: uma vez descobertas as jazidas de petróleo, realiza-se o processo de extração. A perfuração, é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas.
Transporte: Depois que é realizada a extração do petróleo, ele é transportado primeiramente aos portos de embarque. E para o transporte do petróleo são utilizados oleodutos e gasodutos ou grandes navios-tanques, conhecidos como petroleiros.
Refino: Quando o petróleo é retirado do subsolo, na sua forma bruta, ele vem cheio de impurezas. Para retirar essas impurezas, são feitos vários processos de separação de misturas como decantação, filtração, destilação fracionada ou a vácuo e entre outros. A partir daí são criados os derivados do petróleo como gasolina, querosene, óleo diesel, asfalto e etc.
Processos industriais: O petróleo ainda pode ser utilizado nas indústrias para fabricação de diversos materiais como todos os polímeros.
Consumidores: Após estas etapas os derivados do petróleo finalmente chegam nas mãos dos clientes