Metodologia cientifica
O presente trabalho que nos fora atribuído sobre a Responsabilidade e Desafios do Estudante no Ensino Superior, tem como objecto a definição do papel do estudante universitário com vista a colocar a par todo e qualquer estudante do ensino superior (independentemente da área em que se vai especializar) daquilo em que se deve resumir suas atitudes como estudante universitário na actualidade Moçambicana.
Objecto
• Definir o papel e desafios do estudante do ensino superior.
Objectivo
• Assegurar que os estudantes do ensino universitário saibam/conheçam o seu papel como universitários para que possam fazer face aos seus desafios.
RESPONSABILIDADES E DESAFIOS DO ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR
O estudante tem como dever preparar-se para servir. Este serviço deve estar consolidado na base da ciência, e esta por sua natureza surge para providenciar soluções à problemas concretos, porque sem problemas, sem desafios, toda a ciência não passa de uma vaga promessa. Disto deriva que o estudante não deve em ocasião nenhuma esperar de sua formação um conjunto de mordomias e um trabalho
“folgado”, isto é, mecânico.
O estudante universitário, ao invés de se exigir emprego que é um dos maiores problemas socioeconómicos do país, o recém-formado devia apresentar as alternativas, por via do servir a sociedade, para que ele não fique desempregado. Quer dizer, o país não forma universitários para que sejam reprodutores, para que disseminem de forma acrítica um saber já fossilizado, mas para que sejam criativos, inovadores e questionadores.
O estudante deve prover soluções genuínas para problemas concretos, deve abrir as frestas nestas lacunas. Temos ainda para além disso que considerar que o papel do universitário não se restringe apenas em servir a sociedade, mas em servir a própria universidade e o estado pois só uma atitude permanentemente crítica perante a universidade, enquanto parte dela, corresponde a pura acepção de servi-la.