Metodologia cientifica algumas diferenças
Resumo com as principais diferenças:
O método científico é usado para responder indagações sobre um determinado problema, fatos, acontecimentos; é a linha de raciocínio no processo da pesquisa, onde se adotam os seguintes passos como, proposição de perguntas; formulação de uma hipótese ou indução; testes por meio de experimentos ou de novas observações; conclusões sobre a validade ou não da hipótese.
Teoria científica é o conjunto de conhecimentos que procura explicar, com alto grau de exatidão, fenômenos abrangentes da natureza, ou seja, é diferente do significado da palavra "teoria" utilizada no dia a dia, no senso comum, quando dizemos que algo “é apenas uma teoria”, no sentido de que é uma mera especulação. Pois quando, pesquisamos queremos buscar respostas para explicar a realidade empírica.
No texto de Francisco Vaz, o autor especula o surgimento da vida na terra, onde é no meio cientifico é aceito a teoria do Big Bag, pois é afirmado com resultada de pesquisa e evidenciais a sua existência, que através dos fósseis que são encontrados na natureza ate nos dias de hoje, pois a ciência trabalha a base de lógicas. Não é aceitável, uma teoria com tese sobrenatural, sem provas concretas. Quando se fala de métodos são explicados todos os caminhos percorridos até uma conclusão.
Cientificamente, o pensamento criacionista não é aceito, pois não existem provas concretas, de um “deus” que criou a terra e do nada formou os seres vivos, a natureza, e o homem, pois nessa teoria não há formas concretas, que se prova esse ocorrido, talvez em relação a esse tema na ciência, pode mudar esse conceito. As teorias sempre são revisadas, recriadas, sendo assim o conhecimento cientifico não é dotado de verdade absoluta, porque a cada dia se descobre coisas novas, e uma pesquisa que hoje é descoberta até certo ponto com passar do tempo essa tal pesquisa se renova e