Custos operacionais
JATAÍ-2013
MÃO-DE-OBRA DIRETA
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina de Gestão de Custo Operacional, como requisito parcial para obtenção de nota somada a prova do I Bimestre desta disciplina da Universidade Estadual de Goiás.
Docente: Lorayne Eufrásio
JATAÍ-2013
Introdução
Mão-de-obra Direta é aquela relativa ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, desde que seja possível a mensuração do tempo despendido e identificação de que executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriação indireta ou rateio. Se houver qualquer tipo de alocação por meio de estimativas ou divisões proporcionais, desaparece a característica de “direta”. Contabilidade de Custos pág.133.
O atual trabalho explana a importância da Mão de Obra Direta a contabilidade de custos, tem por objetivo analisar os elementos intervenientes no processo da Mão-de-obra dentro da empresa, pois com o desenvolvimento tecnológico esta tornando cada vez mais caro produzir.
A Mão de Obra Direta é um fator fundamental, uma das bases essenciais em um sistema de produção, pois é em torno dela que circulam outros inúmeros custos.
Para tanto almeja abordar a inter-relação de informação, conhecimento, comunicação e tecnologia da informação como suporte á tomada de decisão em relação ao apontamento de Mão-de-Obra Direta.
A Mão de Obra Direta refere-se apenas ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto que vai ser elaborado. Para ser direta não pode haver nenhuma tentativa de alocação ou orçamentos de divisões de custo, pois, o próprio nome já diz: Mão de Obra Direta é um custo direto e não tem rateio. Trata-se de custos com trabalhadores utilizados diretamente na produção, sabendo quanto tempo cada um trabalhou no produto e o preço da Mão de Obra, é possível apropriá-lo diretamente ao produto. É o custo de qualquer trabalho executado no produto alterando a forma e