Custos operacionais - logistica
A noção de custos de operacionais faz referência ao dinheiro que desembolsa uma empresa ou organização para o desenvolvimento das suas atividades. Os custos operacionais correspondem aos salários do pessoal, ao arrendamento, à compra de provisões, entre outros.
Por outras palavras, os custos operacionais são as despesas destinadas a manter um ativo na sua condição existente ou a modifica-lo para que volte a estar em condições apropriadas de trabalho.
Com relação aos custos, o modo ferroviário apresenta altos custos fixos em equipamentos, terminais e vias férreas entre outros. Porém, seu custo variável é baixo.
Embora o custo do transporte ferroviário seja inferior ao rodoviário, este ainda não é amplamente utilizado no Brasil, como o modo de transporte rodoviário. Isto se deve a problemas de infraestrutura e a falta de investimentos nas ferrovias.
Vantagens:
Adequado para longas distâncias e grandes quantidades: Menor custo de seguro; Menor custo de frete.
Desvantagens: Diferença na largura de bitolas;
Menor flexibilidade no trajeto;
Necessidade maior de transporto.
O transporte ferroviário não é tão ágil e não possui tantas vias de acesso, porém é mais barato, propiciando menor frete, transporta quantidades.
Maiores e não está sujeito a riscos de congestionamentos. O frete ferroviário é baseado em dois fatores:
Quilometragem percorrida: distância entre as estações de embarque e desembarque;
Peso da mercadoria. O frete ferroviário é calculado por meio da multiplicação da tarifa ferroviária pelo peso ou volume, utilizando-se aquele que proporcionar maior valor. O frete
Também pode ser calculado pela unidade de contêiner, independente do tipo de carga, peso ou valor da mercadoria.
http://www.fiesp.com.br/transporte-e-logistica/modais-de-transporte/