PIPER ALPHA DESASTRE
PIPER ALPHA DESASTRE. O vídeo relata a trágica série de eventos que resultaram na perda de 165 vidas e na destruição de uma das maiores plataformas de produção de gás e petróleo do norte. - O acidente:
A 177 quilômetros de Aberdeen na Escócia, embaixo das águas mais furiosas do mar do norte, localiza-se o campo petrolífero PIPER. PIPER ALPHA, a plataforma que opera o campo foi gigantesca, parecendo ser quase indestrutível. No seu pico de produção podia produzir 30.000 toneladas de petróleo por dia, mas na noite de 06 de julho de 1998 o inimaginável aconteceu. Em menos de três horas a enorme plataforma de PIPER ALPHA, a 198 metros acima do nível do mar e com 226 homens a bordo desapareceu.
- A plataforma e os fatos:
Foi construída em quatro módulos separados por paredes à prova de fogo. Foi feita de tal modo que as operações mais arriscadas, tais como perfurações, eram feitas o mais longe possível dos alojamentos dos operários.
Quando a PIPER ALPHA foi modificada para se tornar extratora de gás, parte do equipamento de compressão foi colocada próxima as salas sensíveis, como a sala de controle. Infelizmente, isso acarretou em conseqüências trágicas no futuro.
Semanas antes do acidente, a equipe da PIPER ALPHA estava instalando um novo duto de gás, isto envolveu operações de soldagem e mudanças ma rotina operacional. A plataforma não foi fechada durante as obras e vários vazamentos de gás foram relatados, embora isto não fosse considerado anormal.
No dia do acidente, outra etapa do trabalho estava sendo feita, a plataforma tinha duas bombas que pressurisavam o gás antes de mandá-lo para terra. A bomba A foi tirada de serviço e uma válvula de descarga de pressão foi removida para manutenção. O cano aberto foi temporariamente lacrado com uma manilha cega. A equipe tinha a intenção de substituir a válvula, embora tal fato não tenha ocorrido.
O engenheiro encarregado completou a permissão de trabalho apropriada que especificava qualquer condição