Metodologia Artes
Metodologia da Arte e Movimentos corporais
NOMES: Rayane T. Kaiser da Silva RA: B58040-2
SOROCABA
2014
“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”.
(Mahatma Gandhi)
INTRODUÇÃO
Atualmente, a arte voltada para a educação do desenvolvimento do indivíduo, da formação de seu senso crítico e afetivo, está sendo desvalorizada. Nas escolas a arte ainda não é ensinada e aprendida de uma maneira suficiente pela maioria das crianças e adolescentes brasileiros. Sabemos, porém, que o ensino da arte é de grande importância, pois é uma forma do ser humano expressar seus sentimentos, emoções, desenvolver sua criatividade e imaginação, além de fruir as diversas esferas cognitivas, já que a área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades (PCN- p.21).
Entendendo o ensino de Arte como agente transformador e formador do cidadão, estão elencados objetivos, onde estão contempladas a memória do patrimônio cultural, novas e possíveis leituras do mundo por meio de sons, imagens e movimentos e o entendimento da sociedade por meio de atividade práticas de pesquisa, criação e fruição em arte.
O presente trabalho justifica-se ao destacar o trabalho do renomado artista plástico, Fernando Lemos, numa visita à sua exposição “Ex-fotos”, no MACS (Museu de Artes Contemporânea de Sorocaba).
DESENVOLVIMENTO
A arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. “Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário...”. (MARTINS, M. et al, 1998, p.57).
A arte é