Metodologia do ensino de arte
Livro – Metodologia do Ensino de Artes - SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol Pag.100 e 101
PLANEJAMENTO DE AULA – METODOLOGIA TRIANGULAR
Aprendizes/ serie - 5º ano
Carga horária – 6 aulas
Professora = Rosimeire
Objetivos da aula – Desenvolver questionamentos de leitura das obras. - Levar o aluno a refletir sobre os temas propostos. - Desenvolver atividades que expressem suas idéias. - Despertar o olhar e o pensamento.
Justificativa – O ensino da Gravura justifica-se por esta ser a forma mais antiga de impressão e por ser pouco conhecido nas escolas. Por isso, e com o objetivo de levar esta técnica aos alunos a partir de materiais alternativos, serão estudados formas e materiais convencionais usados pelos artistas. Este projeto com gravura será iniciado com o DVD TVescola – Gravuras de Maria Bonomi.
Tema/Conteúdo - Técnicas de Gravura ( Xilogravura, Litogravura, Gravura em Metal)
Historia da Arte - A história da gravura foi conhecida nas culturas ocidentais e orientais. Os primeiros registros vieram do Egito Antigo, através de informações arqueológicas, em que descrevia o processo de reprodução por meio da gravação em pedra ou madeira para a impressão de tecidos. A utilização do papel como suporte para a gravura fora iniciado pelos Chineses, já que eles também inventaram o papel na forma utilizada até hoje. No final da Idade Média e no começo do Renascimento começa a associação do papel com a gravura. A primeira técnica de reprodução de imagem para gravar foi a “xilogravura” (a palavra em português deriva de “xilos” madeira em grego). Sobre uma matriz de madeira (um bloco ou uma prancha espessa) é feita uma incisão ou entalhe por meio de um instrumento de corte, deixando visíveis os contornos de altos e baixos relevos. Ao passar uma tinta e apertar manualmente ou através de uma prensa a matriz sobre o