Metodo para uso da construçaõ civil
Escrito por Administrator | Seg, 26 de Janeiro de 2009 17:53 | MÉTODOS CONSTRUTIVOS
A DIFERENÇA QUE FAZ NA SUA OBRA OU CONCORRÊNCIA PÚBLICA As honras cabem aos generais
- Agostinho Neto (Poemas de Angola) Excelente matéria para ficção, marketing ou para se vangloriar, os Métodos Construtivos (ou Metodologia) a que estaremos nos referindo são os destinados a reduzir custos e prazos, ou solucionar problemas de obras. O Carnaval acima é ilustrativo e voltaremos a falar sobre ele mais adiante.
Existem sempre diversas maneiras e processos para se executar uma obra e seus serviços. Uma só, evidentemente, é a vantajosa e dependente de fatores específicos à cada situação. As vantagens estão relacionadas aos custos, aos prazos, à disponibilidade dos recursos, à segurança e à qualidade dos serviços. Eventualmente à facilidade de execução dos trabalhos.
Os estudos para emprego dos melhores métodos ou processos estão ligados quase sempre à definição dos mais convenientes insumos, quais sejam: o equipamento apropriado, a quantidade e rotinas para utilização da mão de obra, a escolha dos materiais mais adequados e as soluções de logística específicas a estes insumos.
Serão levantadas a seguir algumas opções para se executar importantes serviços dentro de uma obra genérica, e nossas pretensões serão alertar sobre a importância de se analisar, ou pelo menos pensar, como será feito um serviço, o menor deles, antes de iniciá-lo. Como a matéria é empregada tanto em obras como em propostas, as chamadas Propostas Técnicas, que para serem consistentes deverão se aproximar o máximo da realidade, não faremos distinção entre elas.
Os Métodos Construtivos convencionais, ou seja, os processos usuais ou tradicionais, cuja eficiência está mais que comprovada, deverão sempre estar presentes em todos os estudos comparativos de preços e de vantagens. Antes de definir a melhor maneira de se executar um serviço o Engenheiro deverá estar