Gestão de Empreendimentos na construção civil
RESUMO
Este estudo teve como finalidade avaliar os grandes desafios quanto à gestão de empreendimentos no setor da construção civil, focando tanto em aspectos quantitativos como qualitativos, de trabalhadores ao planejamento das obras. Foi avaliada a questão da mão de obra do setor, e qual a melhor forma possível para ela ser gerida, de modo a incitar motivação e integração da equipe em prol de resultados otimizados. Foram estudados métodos para gerir a produção setor, de modo a se ter maior controle de gastos e maior planejamento do empreendimento como um todo, tornando o processo muito mais seguro e viável para o empreendedor. Foram estudadas ainda as vantagens das aplicações desses métodos de gestão da construção para os resultados tanto imediatos como a médio prazo de quem os aplica, sendo avaliado inclusive quanto ao seu impacto na mentalidade das empresas. Trata-se, portanto, de um estudo de otimização e melhoramento de um setor de impacto global na economia de qualquer nação, e que, assim sendo, é altamente competitivo, apesar de ainda serem notórios deslizes principiantes por falta de planejamento, que muitas vezes, sem que se tenha notícia, terminam por inviabilizar projetos. O Estudo mostra a importância do uso de métodos de gestão de produção em empreendimentos de engenharia civil.
Palavras-chave: Construção. Gestão. Empreendimentos.
1 INTRODUÇÃO
Trabalhar com engenharia civil, apesar de não ser exatamente inovador, ainda é um desafio nos dias de hoje. Em tempos de modernização total da economia, trata-se de um setor ainda muito sujeito a falhas de gestão.
A gestão de pessoas é particularmente difícil, e essas são fundamentais para qualquer empreendimento de construção civil. A gestão de recursos físicos também é muito difícil, e ainda são comuns erros primitivos devido a falta de controle e planejamento nos empreendimentos do setor, que fazem surgir gastos inesperados que muitas vezes fazendo com