Introducao e Economia
Questões:
1. Rentabilidade: o que é e como analisar a rentabilidade econômica de uma firma?
A rentabilidade é um indicador de desempenho empresaria que mostra ao empreendedor a velocidade de retorno do capital investido.
Um forma simples de se determinar a rentabilidade econômica é pelo cálculo de uma taxa de juros percentual resultante da divisão do lucro por períodos pelo investimento inicial. Para uma empresa o lucro total pode ser calculada pela equação:
L = R-C onde:
L=Lucro
R: Receita
C: Custo
Porém, só o cálculo do lucro total pode não se suficiente para determinar se o lucro é bom ou não. Neste caso, deve ser aplicado o conceito da rentabilidade empresarial pela taxa de retorno – TR, conforme equação abaixo:
TR=L/I onde:
TR= Taxa de Retorno (% por ano)
L= Lucro no ano
I= Investimento Inicial
Para comparar se a taxa obtida é razoável, uma forma é compará-la com taxas que refletem o custo de oportunidade de capital (COC).
2. Rentabilidade da firma e a macroeconomia brasileira: como relacioná-las?
Uma forma de relacionar a rentabilidade de uma empresa com a macroeconomia brasileira é compará-la com taxas de retorno que poderiam ser obtidas com aplicações alternativas, conhecidas como taxas que refletem o custo de oportunidade do capital (COC) . Uma taxa que pode ser considerada como um custo de oportunidade do capital no Brasil, e tem total relação com as contas nacionais e a macroeconomia brasileira é a taxa básica de juros, pois numa primeira aproximação um indivíduo pode escolher entre aplicar seu capital numa empresa ou emprestar ao Estado brasileiro. Vale ressaltar que este empréstimo ao Estado (bônus do tesouro nacional), está presente em vários produtos financeiros existentes no mercado financeiro brasileiro, como os Fundos de Investimento, Títulos do tesouro, dentre outros.
3. Mercado: o que é uma economia de mercado?
De acordo com Cortês, (CÔRTES, 1978) apud CONTADOR et al.