Logistica Reversa
PRONATEC
LOGÍSTICA REVERSA
Embalagens de papel e papelão
Componentes: Emmanuella da Costa Pereira, Fábyo Santana Carvalho, Fatima Rafaela de Lima Silva
Disciplina: Gerenciamento Logístico
Professor: Cipriano Medeiros
Turma: A
Natal julho de 2014
1.Logística reversa
Logística é um processo que pode ser dividido em várias etapas: envolve compra e venda, devolução de mercadoria por motivo de desistência ou de defeito e, finalmente, se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil. A preocupação da Logística Reversa (LR) é fazer com que esse material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto.
Colocando em prática a reutilização de embalagens, as empresas economizarão em produção, evitarão consequências ambientais e ganharão um diferencia no mercado, pois ainda são poucos os que adquiriam essa estratégia. Quando se tem um diferencial sua empresa ganha status perante as outras.
2.Razões para logística reversa:
2.1 Sensibilidade Ecológica
O conceito do Desenvolvimento Sustentável está sendo muito difundido, baseado na ideia de atender às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras no atendimento de suas próprias necessidades. Com isso, a população vem se preocupando cada vez mais com os diversos aspectos do equilíbrio ecológico.
2.2 Pressões Legais
As legislações ambientais sobre resíduos sólidos têm suas origens na reação aos impactos ao meio ambiente que podem ser causados, por exemplo, pela dificuldade de desembaraço dos resíduos até a sua disposição final. A responsabilidade dos impactos ambientais dos resíduos sólidos, que antes era do governo, recentemente passou a ser fabricantes. Essa mudança está de acordo com a filosofia de EPR (Extended Product Responsability), ou seja, a ideia de que a cadeia industrial de