metodo de projetos
Tipos de CAP: CAP-30/45, CAP-50/70, CAP-85/100, CAP-150/200.
Utilização
→ Em vias urbanas e rodoviárias;
→ Manutenção de pavimentos;
→ Como base para aplicação de massas asfálticas executadas com asfaltos modificados.
Usinagem e Compactação
As temperaturas de usinagem e compactação de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) são determinadas em campo através da construção das curvas de temperatura versus viscosidade. Onde as temperaturas de usinagem devem estar situadas na faixa de viscosidade compreendida entre 75 e 150 SSF, preferencialmente entre 75 e 95 SSF. Já a compactação deve ser realizada na faixa de temperatura cuja viscosidade está compreendida entre 125 e 155 SSF.
Técnicas em podemos utilizar o CAP
Pode ser utilizado na confecção de misturas asfálticas tipo
→ CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente);
→ PMQ (Pré-Misturado a Quente).
Vantagens do CAP
O CAP é o produto mais utilizado na pavimentação, apesar de suas limitações de desempenho. O uso de CAP em revestimentos permite a construção de pavimentos flexíveis de durabilidade razoável.
Especificações técnicas para o CAP
Resolução nº 19, de 11 de junho de 2005, da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, regulamento técnico nº 03/2005. Publicada no Diário Oficial da União, em 13 de julho de 2005.
CIMENTOS ASFÁLTICOS DE PETRÓLEO (CAPs)
A obtenção de asfalto é realizada através da destilação de tipos específicos de petróleo, na qual as frações leves (gasolina, diesel e querosene) são retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP).
O CAP é um material termossensível utilizado