Metodo de desfuzzificacao
A desfuzzificação é utilizada para fornecer um valor numérico de saída dos sistemas difusos, obtido a partir dos valores de pertinência ao conjunto fuzzy de saída (figura 1). O processo de desfuzzificação é amplamente utilizado em sistemas fuzzy de controle, aonde são obtidos os valores de ajuste correspondentes às entradas do sistema.
[pic] Figura 1. Sistema Fuzzy
Para aplicar um método de desfuzzificação é necessário que a função de pertinência do conjunto de saída esteja matematicamente definida. No exemplo mostrado na figura 2 tem-se as funções definidas no quadro 1.
Quadro 1. Funções de Pertinência
|Adolescente |Adulto Jovem |
|f(x)=0 para 30 |
Existem vários métodos de desfuzzificação e a seleção de um deles é dependente do domínio da aplicação em desenvolvimento. A seguir são mostrados alguns exemplos:
• Método do Centro de Massa ou Centróide (figura 2): o valor numérico obtido representa o centro de gravidade da distribuição de possibilidade de saída do sistema fuzzy: a) determinar a abscissa do ponto centróide para cada saída ativada na inferência. b) calcular a área entre o grau de pertinência e o eixo x para cada saída ativada. c) calcular a média ponderada dos pontos centróides pelas respectivas áreas.
[pic] Figura 2 - Desfuzzificação utilizando o método do centro de massa.
O cálculo para a obtenção do centróide (Figura 2) é descrito a seguir: Adolescente: a) no eixo x o centróide é: ponto A = 12.5 b) para calcular a área do trapézio é necessário encontrar a base menor. Então para o grau de pertinência 0.6 encontram-se os pontos (8;0.6) e (17;0.6) nas respectivas funções de pertinência. Logo a