Metodo da ciencia moderna
MODERNA
O que é o método?
→ Etimologicamente , método vem de meta , “ao longo de”, hodós, “via , caminho”.É a ordem que segue na investigação da verdade, no estudo feito pela uma ciência , ou para alcançar um fim determinado.
→ a ruptura com toda a autoridade preestabelecida de conhecimento fez com que os pensadores modernos buscassem uma base segura,algo que garantisse a verdade de um raciocínio . Procurava-se , portanto , um método. “Por método eu entendo regras certas e fáceis que , observadas corretamente , levaram quem as seguirem a atingir o conhecimento verdadeiro de tudo que o for possível.o método consiste na ordem e na disposição das coisas para as quais devemos voltar o olhar do espírito , para descobrir a verdade.”
(Descartes,REGRAS PARA A DIREÇÃO DO ESPÍRITO,citado em
Rezende,Curso de filosofia, pág;88).
A questão do método na ciência moderna ...
→ Durante o Renascimento onde se introduziu a experimentação científica modificou-se radicalmente a compreensão e concepção teórica de mundo, ciência, conhecimento e método.
→ A idade moderna se volta parar as questões do conhecer . Daí surge uns temas privilegiados de epistemologia, ou seja, a discussão a respeito da crítica da ciência e do conhecimento.
A classificação das ciências
A experimentação e a matematização da física serviram de modelo às ciências que foram se tornando autônomas, o que despertou a necessidade de classificação das ciências.
Vários filósofos se propuseram à tarefa, mas o resultado foi uma enorme variação. Embora ajudem a sistematizar e organizar, as classificações são sempre provisórias e insuficientes. Francis Bacon
No século XVII classificou as ciências com base em três faculdades mentais: memória
(história), razão (filosofia e ciência) e imaginação (poesia). Realizou uma obra científica de inegável valor. É considerado um dos fundadores do método indutivo de investigação científica.
→ Método indutivo: baseado