Meteorização processos
Oxidação- reações que envolvem oxigénio.
Muitos minerais contêm ferro na sua constituição. Esse ferro pode ser facilmente oxidado, passando de ferroso (Fe2+) a férrico (Fe3+). Esta oxidação é muito rápida em presença de água e origina um mineral novo, de cor avermelhada, a hematite.
Carbonatação - As águas acidificadas podem reagir, com a calcite (carbonato de cálcio), formando produtos solúveis. Assim, os calcários são alterados através desse processo quimico. O cálcio e o hidrogenocarbonato (mais vulgarmente designado de bicarbonato) são removidos em solução, deixando somente as impurezas insolúveis.
O calcário contém, geralmente, sílica e argila misturadas, e como essas substâncias não são solúveis ficam no local, preenchendo bolsas e depressões. Esses depósitos, de cor avermelhada, denominam-se terra rossa.
Hidratação/Desidratação - Este processo de meteorização envolve a combinação química de minerais com a água (hidratação) ou a sua remoção de outros (desidratação). No caso da hidratação, ocorre um aumento de volume que facilita a desintegração das rochas por acção da hidrólise.
Exemplo de uma hidratação:
Exemplo de uma desidratação:
Em suma, por acção da meteorização química obtêm-se produtos químicos (iões e novos minerais), que constituem um outro tipo de sedimentos de origem não detrítica. Tal como ja foi referido, podemos considerar um outro tipo de meteorização química que se designa por meteorização químico-biológica e é causada pelos processos metabólicos dos seres vivos que, ao produzirem fluidos e ácidos podem potencializar a meteorização das rochas.
Oxidação: As reações de oxidação ocorrem quando um mineral reage com o oxigénio formando um novo composto. Este fenómeno é particularmente importante no que diz respeito ao ferro visto que este se oxida com bastante facilidade. O ferro é oxidado passando de ferroso a férrico, este novo mineral possui uma cor avermelhada.
Carbonatação: A carbonatação é um