METAS VERSUS MOTIVAÇÃO
Resumo:
Palavras-chave: estratégia, motivação, metas,
1.Introdução
Segundo Fabiano Caxito, criar metas exige visão estratégica do negócio, o que é de extrema importância para a sobrevivência e o sucesso das organizações. Alcançá-las dependem do perfil e maturidade dos profissionais, coerência entre meta e objetivos empresariais, competências técnicas e comportamentais requeridas para um determinado cargo ou função, dentre outros quesitos. O ideal é que as metas sejam atingidas diariamente, recomendam consultores. Para tanto, é imprescindível saber administrar o tempo.
Primeiro, o que você quer? Escolha uma meta. Se você pensa em varias metas que não se assemelham. Escolha uma para começar, pois a maneira como você pensa a respeito da sua meta faz uma grande diferença. Você pode pensar sobre a mesma meta de uma forma que facilite alcançá-la ou que a torne quase impossível. Certifique-se que sua meta esteja formulada de uma maneira que você quer e não no que você não quer. Quando as pessoas pensam no que não querem, ou no que querem evitar, quase sempre é isso que produzem em seu trabalho, porque é nisso que suas mentes estão focalizadas; passar a falar no que você quer, e não o que não quer, faz uma enorme diferença.
Certifique-se que sua meta esteja formulada de uma maneira que você possa alcançá-la, não importa o que as outras pessoas fizerem. Se suas metas exigem que outras pessoas mudem, deve motivá-las a isso, se não conseguir, significa que você não será capaz de ter o que quer se não conseguir que os outros mudem, é importante formular nossas metas de modo que sejamos capazes de alcançá-las. Não importa o que as outras pessoas fizerem. Isso ira parecer impossível e até egoísta no inicio. Pense no que você pode fazer que te permitira permanecer cheio de recursos, pois o responsável por sua meta será você. Isto te permite ter noção do seu próprio valor e habilidade para agir mesmo quando alguém o criticar. Talvez você