Relação da motivação
A motivação tem vindo a ser, cada vez mais, um tema central em comportamento organizacional. Esta área tem sido muito estudada ao longo dos tempos e alvo de interesse por parte das organizações.
O comportamento motivacional do ser humano vem sendo relatado como um processo psicológico estreitamente relacionado com a tendência pessoal de cada indivíduo de realizar tarefas com a finalidade de atingir um determinado objetivo. A motivação no ambiente de trabalho não é diferente, pois, o empregado é orientado a realizar com presteza as suas tarefas e persistir ate conseguir o resultado esperado.
Um dos grandes desafios para um gestor de recursos humanos dentro de uma organização é motivar os seus empregados, adequando as suas estratégias às pessoas que com ele trabalham, uma vez que, cada pessoa é um ser único e distinto de todos os outros.
Motivação no Trabalho
A motivação no trabalho tem como base o fundamento de estimular os funcionários e integrantes de uma empresa, orientando o empregado a realizar suas tarefas com presteza e precisão, com muita persistência ate conseguir o resultado previsto ou esperado.
As motivações nas organizações são muitos exigentes, existem padrões de quantidades e qualidades previamente estabelecidas, tarefas bem delimitadas, em períodos delimitados. Para a execução das tarefas as organizações oferecem todo um suporte interno e externo para melhor atender a expectativa e a necessidades do empregado. Existem normas, regras a serem cumpridas, para agregar os processos e projetos das organizações.
Os empregados buscam ser tratados como ser humano, desejam encontrar oportunidades para satisfazer as suas necessidades, atingir seus objetivos e suas expectativas por meio de seu trabalho, com isso suas metas serão alcançadas, beneficiando a si mesmo e a organização.
Quando uma pessoa entre em uma organização para trabalhar o seu interesse básico não é aumentar o lucro dessa organização ou empresa e sim