Metanol
Cidade ......,16 de maio de 2012
Colégio .....
Química Orgânica
Turma 10 Técnico em Química
Metanol
Composição e Obtenção
O metanol, também conhecido como álcool metílico ou álcool da madeira é um composto químico com fórmula química CH3OH. Líquido, inflamável, possui chama invisível, fundindo-se a cerca de -98 °C. Antigamente era obtido exclusivamente pela destilação seca de madeiras, porém atualmente também é obtido pela reação do gás de síntese (produzido a partir de origens fósseis, como o gás natural), uma mistura de H2 com CO passando sobre um catalisador metálico a altas temperaturas e pressões.
Essa reação é uma redução catalítica do monóxido de carbono, a temperaturas aproximadas a 300ºC e a pressões de 200, 300 atm. Nessa reação é utilizado mistura como catalisador composto de óxidos metálicos, como óxido de cromo (III) (Cr2O3) e óxido de zinco (ZnO).
Equação da reação:
CO + 2 H2 → H3C-OH
A tecnologia brasileira de produção de metanol alcançou bons resultados nas últimas duas décadas. A destilação do eucalipto é o principal processo utilizado, no qual o gás resultante é comprimido e, por catálise, origina o metanol, também pode ser obtido pelo processamento da cana-de-açúcar. Suas propriedades químicas são semelhantes ao do etanol, porém, a toxidade é bem superior.
Uso do Metanol
O metanol é bastante utilizado nas indústrias químicas, pois ele é um importante solvente industrial, apresentando grande eficiência no processo de dissolução de alguns sais. Também pode ser empregado na fabricação de plástico, preparo de vitaminas e hormônios, solvente em reações farmacológica, produção de biodiesel, combustível, transesterificação da gordura, produzir biodiesel, entre outros.
O metanol fabricado é vendido a fabricantes de resinas (que usam o produto para fazer formol), produtores de solventes, biodiesel, celulose, além de outros produtos químicos. O principal insumo do metanol produzido pela GPC Química é o gás