Metanoia
1) O que você entende por jogos de empresas?
È uma técnica educacional que proporciona uma experiência marcante de aprendizado a qual serve como ponte a academia, a vivencia passada e o ambiente empresarial a partir da representação da realidade.
2) Qual a origem dos jogos de empresas?
A origem destes Jogos se deve a estudos com fins militares, desenvolvidos já há milhares de anos, destinados a avaliação de táticas e estratégias em campo de batalha frente a um inimigo real, ou mesmo imaginário. Muitos militares, treinados nestes jogos de guerra, empregaram tais conhecimentos e tecnologias quando do desempenho de funções civis de administração de negócios. Assim, no ano de 1955 foi desenvolvido o Rand Corporation Game Monopologs, que servia para simular o sistema de abastecimento da Força Aérea Americana e que podia ser empregado na administração de negócios em geral. Em 1956, um grupo de pesquisadores da American Management Association - AMA, proporcionou a adaptação da filosofia e dos procedimentos adotados nos jogos de guerra para os negócios, tendo lançado o Top Management Decision Game - um jogo de empresas muito elementar, ao comparar-se com os atualmente disponíveis, mas que, dadas as suas características, deve ser considerado o primeiro Jogo Empresarial. Em 1957, este jogo foi levado para a Universidade de Washington a fim de ser incorporado ao método de ensino empregado em uma sala de aula. Os esforços da AMA foram acompanhados pelos técnicos de McKINSEY & COMPANY, que em meados de 1957 lançou no mercado o jogo Business Management Game
3) Existe diferença entre jogos de empresas, de negócio e jogos vivenciais? Explique.
Sim, enquanto jogo de empresas é uma técnica dinâmica, experiência de aprendizado e lúdica, os jogos de negócios por sua vez é estruturado e sequencial, além de ser uma operação de negocio, e por fim, jogos vivenciais são valores, paradigmas e crenças.
4) Qual a diferença entre jogos vivenciais e técnicas