Metalurgia
Metalurgia
A metalurgia é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como o ferro (Fe), o ouro (Au), a prata (Ag) e o bronze (Cu-Sn). Os materiais metálicos constituem um dos grupos em que podemos classificar tecnicamente os materiais. Os outros três grupos são: materiais poliméricos, materiais cerâmicos e compósitos (formados pela junção de materiais de tipos diferentes. Ex: fibra de vidro é um compósito formado por um material cerâmico e um material polimérico).
Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem económica são chamados minérios.
Os metais têm vastas aplicações atendendo as necessidades e exigência do mercado. Com o avanço da tecnologia tem havindo uma grande necessidade e indispensável tendo em conta a aplicação dos mesmos, como por exemplo no fabrico de condutores para electrodomésticos, aparelhos, automóveis entre outros.
A aplicação de um metal é feita atendendo as propriedades do mesmo pois alguns são bons condutores e outros são mais resistentes para com relação a alguns deles. Resumido a aplicação dos metais é feita atendendo as exigências do que pretende-se fabricar ou construir.
Ferro (Fe) O ferro provém do latim (ferrum), e um elemento químico, símbolo Fe, número atómico 26, massa atómica 56, a temperatura ambiente o ferro encontra-se no estado sólido e um metal de transição.
Aplicações
O ferro é o mais útil de todos os metais. As suas aplicações, bem como as das suas ligas, na construção metálica de todos os tipos, são por demais conhecidas. Os compostos de ferro têm aplicações muito diversas. Assim, o sulfato ferroso usa-se em tinturaria e como fungicida, o oxalato ferroso em reveladores fotográficos; a limonite e a hematite como pigmentos, adsorventes e abrasivos; e a magnetite no fabrico de eléctrodos industriais; o nitrato e o cloreto de ferro usam-se como mordentes, como