CAPA
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO
SÃO PAULO - 2010
GUSTAVO MONTEIRO DE FREITAS
PESQUISA DE GEOGRAFIA
DUAS LINHAS CAIXA ALTA
Explicação do que se trata o trabalho, qual disciplina, qual nota este trabalho vai compor, quem são os professores que estão orientando a confecção ou que solicitaram o trabalho.
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO
SÃO PAULO - 2010
Cinco terremotos acima de 5 pontos na Escala Richter:
Sismo de Valdivia (1960) - 5700 mortos
Província de Yunnan (2013) - 4 mortos
Sismo de Lisboa de (1755)
Sismo de São Francisco (1906)
Terremoto de Northridge (1994)
Sismo de Valdivia (1960) - 5700 mortos
O Sismo de Valdivia de 1960, também conhecido como Grande Sismo do Chile, foi o mais violento sismo já registrado cientificamente.3 Ocorreu no dia 22 de maio de 1960, no Chile.
Atingiu todo centro-sul do Chile, incluindo as cidades de Valdivia e Concepción, registrando 9,5 pontos na escala de magnitude de momento, o que o tornou o mais forte já registado cientificamente na história da Humanidade.
O sismo foi sentido em diferentes partes da Terra e produziu um tsunami que afetou diversas localidades ao largo do Oceano Pacífico, como Havaí e Japão e a erupção dovulcão Puyehue. Cerca de 5.700 pessoas faleceram e mais de 2 milhões ficaram feridas por causa desta catástrofe. Tsunamis causados pelo tremor causaram 62 mortes no Havaí e 31 nas Filipinas nas horas seguintes, e réplicas do primeiro abalo puderam ser sentidas por mais de um ano. Os estragos chegaram a ameaçar seriamente a realização da Copa do Mundo FIFA de 1962, já programada para ocorrer no país.
O Chile é susceptível a fortes terremotos porque está cortado pela divisão de duasplacas tectônicas: a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.
O