Metalurgia
A metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos adequados ao uso.
Desde muito cedo o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios e foi com o domínio do fogo que isso foi possível.
Os primeiros altos-fornos apareceram no século XIII e foi somente no século XVIII que a metalurgia teve um impulso graças a revolução industrial Provavelmente a primeira produção do metal foi obtida acidentalmente, ao se colocar certos minérios se estanho ou de chumbo numa fogueira.
O calor de uma fogueira (cerca de 200ºC) e o carvão foram suficientes para fundir e purificar esses minérios, produzindo um pouco de metal.
A primeira evidencia referente a metalurgia humana foi no quinto milênio A.C e foram encontrados em sítios arqueólogos na Sérvia, referencias como um machado de cobre. E desde então a metalurgia é considerada uma das atividades que o homem tem se dedicado seus maiores esforços.
Hoje em dia a metalurgia vem ganhando muito espaço na área industrial, devido seu grande valor e importância na vida da humanidade, pois foi graças a essa pratica da metalurgia que hoje temos maquinas, equipamentos, eletrodomésticos, automóveis, entre milhares de outras coisas indispensáveis para se viver.
Tudo começa pelo beneficiamento dos minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas.
A metalurgia atua desde a extração do minério, refino e conformação até a obtenção de produtos com estrutura e propriedades ajustadas a diferentes finalidades, adaptando esses metais para os mais diversos usos industriais, desde a confecção de chapas e vigas para construção civil até a produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos e trens para pouso de avião. Ela também combina metais com outros materiais, como vidro, plástico ou cerâmica, criando compostos com novas propriedades
A metalurgia e o mercado de trabalho
O mercado de trabalho está em alta