Trabalho
• Foi criada na conferencia de Bagdá, em 14 de setembro de 1960. É uma organização intergovernamental permanente, tendo como objetivo administrar de forma centralizada a política petroleira dos países membros que são eles: Irã, Iraque, Arabia Saudita, Venezuela e Kuwait. (Esses foram os primeiros). Outros países integraram-se depois a OPEP foram eles: Catar (1961); Indonésia (1962) - que suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009, Líbia (1962), Emirados Árabes Unidos (1967), Argélia (1969), Nigéria (1971), Equador (1973) - que suspendeu a sua adesão de dezembro de 1992 a Outubro de 2007, Angola (2007) e Gabão (1975-1994).
• Sete irmãs eram sete grandes companhias que controlavam a produção do petróleo no mundo, com isso a OPEP foi criada permitindo assim que pela primeira vez na historia, os países produtores de petróleo se unissem contras as sete irmãs.
• Visando o desenvolvimento de cada um dele;
Desbancando assim as multinacionais.
O Prelúdio da Crise de 1973
Em Fevereiro de 1971 as companhias petroleiras internacionais foram obrigadas a ceder fazendo uma oferta superior às pretensões dos produtores. Assim as concessionárias garantiram os investimentos e o controle da produção, indo buscar o lucro exorbitante aos principais compradores do golfo Pérsico, a Europa e o Japão, que reféns do petróleo, arcaram com os aumentos na sua economia, pagando um grande preço social. Esta crise travou o crescimento dos japoneses e dos europeus, favorecendo os Estados Unidos, ameaçados pela concorrência nipônica e européia. Esta garantia das grandes companhias fez com que elas reinvestissem os lucros com a venda do petróleo em pesquisas de novas fontes de energia, satisfazendo os norte-americanos.