Glicolise
# 1º As moléculas maiores dos alimentos sofrem quebras na sua estrutura molecular até se tornarem unidades menores, gerando então os “osídeos” que serão hidrolisados`a ”oses”, as proteínas a aminoácidos e os lipídeos a glicerol e ácidos graxos.
# 2º A glicólise – numerosas moléculas de glicose são degradadas a unidades simples, gerando energia utilizável na forma de alguns poucos ATP e exercem papel central no metabolismo.
# 3º Ciclo de Krebs ou Ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa – Momento de degradação dos alimentos de maior produção de energia(mais de 90% de ATP).
GLICÓLISE
A maioria dos tecidos tem alguma necessidade de glicose, por esta razão, a glicólise é a principal via do metabolismo da glicose, ocorrendo no citosol de todas as células. A capacidade da glicólise de produzir ATP na falta de oxigênio permite que o músculo esquelético trabalhe em níveis elevados mesmo na falta de oxigênio. A concentração de glicose na corrente sanguínea é mantida a níveis sensivelmente constantes. A glicose entra nas células por difusão facilitada. Este processo não permite a acumulação na célula de concentrações de glicose superiores às existentes no sangue, consequentemente tem de manter glicose em seu interior, sendo realizado por modificação química da glicose pela enzima hexoquinase:
A membrana celular é impermeável à glicose-6-fosfato, que pode por isso ser acumulada na célula. A glicose-6-fosfato será utilizada na síntese do glicogênio (uma forma de armazenamento de glicose), para produzir outros