Metalinguagem
“Samba de uma Nota Só” que diz “Eis aqui este sambinha feito numa nota só”, referindo-se a própria música. Nas artes plásticas, Van Gogh usou a metalinguagem para fazer a tela “Autorretrato”, em que pintou sua própria imagem. Foto: Reprodução
Tipos de metalinguagem
Incorporada: É uma linguagem integrada a uma linguagem objeto e ocorre formalmente ou naturalmente.
Ordenada: Análoga a uma lógica não comutativa. Uma metalinguagem criada para falar sobre um objeto, seguida pela criação de outra metalinguagem para descrever a primeira e assim por diante, por exemplo.
Aninhada ou Hierárquica: Similar a uma metalinguagem ordenada, em que cada nível apresenta maior grau de abstração. Difere no fato de que cada nível inclui outro nível abaixo.
Papel em metáfora
Muito da linguagem que usamos para falar de outra linguagem, é conceitualizada e estruturada pelo que Michael Reddy chama de duto metafórico, que afirma que ideias podem ser expressas e interpretadas pela linguagem. Dentro disso, interconectam-se três metáforas:
Foto: Reprodução
Conceitos, pensamentos, sentimentos, significados, sentido e ideias são objetos;
Palavras, sentenças e assim por diante, são contêineres (como um dentro e um fora) para estes objetos;
Comunicação é o ato de envio e recepção destes contêineres, através de um duto.
Quando se fala e espera que o significado do que foi dito seja compreendido corretamente, compreende-se a linguagem como um duto que se acredita ser confiável. Quando há falhas de comunicação e falhas de compreensão