Alimenta O Saudavel
RODRIGUES, Rodrigo Pereira de Almeida1; COSTA, Hugo Antônio Fagundes2;
MATOS, Lécia Garcia3; SILVEIRA, Nusa de Almeida4
Introdução
A importância da adoção de estratégias que promovam alimentação saudável no ambiente escolar tem sido cada vez mais ressaltada nas diretrizes curriculares no Brasil; isto porque o ambiente escolar é tido como um espaço de aprendizado e veiculação de diversos saberes e na formação de pessoas cidadãs. Um avanço dessa estratégia educativa foi a publicação da portaria interministerial nº 1.010 com o intuito de instituir as diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio em escolas públicas e privadas do país. (Brasil a, 2006). Dado o caráter multifacetado da sáude, a promoção da alimentação saudadel no ambiente escolar, e por consequência, a promoção da saúde do educando torna-se possivel através de ações inter e transdisciplinares, que considerem as múltiplas dimensões do ser humano, tendo assim, maior efetividade e alcance.
As bases para a política de atenção à saúde escolar em sua ampla abrangência, remontam o século XVIII, na Alemanha, com a elaboração do que ficou conhecido como “Sistema Frank”; um guia de nove volumes publicados a partir de 1779, de autoria do médico alemão Johann Peter Frank (1745-1821).
Tal emprendimento legou a Frank o reconhecimento de pai da saúde escolar
(Figueiredo at.al, 2008) e seu trabalho é considerado hoje um marco das relações sociais da saúde e da doença (Rosan, 1979)
1
Graduando de Biomedicina, ICB-UFG. rodrigo-biomed@hotmail.com
Graduando de Biomedicina, ICB-UFG. hafcob@gmail.com
3
Técnica administrativa – ICB/UFG, leciagarcia@hotmail.com
4
Professora associada. ICB/UFG; nusa@icb.ufg.br
2
Resumo revisado pela Coordenadora da Ação de Extensão e Cultura -