metalinguagem
Intertextualidade
Metalinguagem
Denotação e conotação
Uma mesma palavra pode apresentar significados diversos, conforme o contexto em que as empregamos. O significado de uma palavra não é somente aquele dado no dicionário; a palavra adquire sentidos diferentes quando inserida em novos contextos. A essa pluralidade de significados dá-se o nome de polissemia.
Veja o exemplo a palavra corrente: cadeia de metal, grilhão (a corrente); a água que corre (água corrente); fácil, fluente (estilo corrente); sabido de todos (fato corrente); decurso de tempo (mês corrente); circulação de ar (corrente de ar); fluxo de água (corrente de água, corrente marinha); fluxo de energia elétrica (corrente elétrica); grupo de indivíduos que representam idéias, tendências, opiniões (corrente literária) etc.
Quando escrevemos, valemo-nos do significado da palavra para expressar nossas idéias. Um vocabulário bem escolhido transmite mais adequadamente a mensagem que codificamos. Se queremos ser objetivos no que redigimos, precisamos utilizar uma linguagem denotativa, portanto, referencial.
Essa linguagem é aquela cujo significado real encontramos no dicionário. É a palavra empregada na sua significação usual, literal, referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária. Ao evocarmos idéias através do filtro da nossa emoção, da nossa subjetividade, temos a conotação, que corresponde a uma transferência do significado usual para um sentido figurado. 1.“A
corrente marítima não manteve o barco na rota. 2. “A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir.” (Chico Buarque)
No exemplo 1 as palavras corrente e barco foram usados denotativamente. Já no exemplo 2, podemos observar: corrente é metáfora de resistência e barco significa mudança de rumo.
1. Indique se as expressões em destaque estão em sentido denotativo ou conotativo:
A) Hoje eu tive um dia de cão!
B) Estou morrendo de fome, porque não me