Metal X Elástomero
Cerca de seis milhões de fechaduras são produzidas mensalmente pela indústria brasileira, segundo estimativas do Siamfesp - Sindicato da Indústria de
Artefatos de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo. Desse total, 40% são adquiridos pelas construtoras e o restante comercializado pelas revendas.
O controle de qualidade do produto, obriga os fabricantes a obedecer aos requisitos mínimos para fabricação, classificação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento superficial. E ainda exige que imprimam nas embalagens a classificação do produto em relação ao tipo de porta da edificação, considerando aspectos como tráfego de pessoas pelo local e resistência a corrosão e arrombamento.
Essa exigência traz grandes benefícios aos consumidores, que podem escolher os materiais de acordo com a sua real necessidade. Alguns produtos são exatamente iguais a olho nu, porém com significativas diferenças internas de mecanismos. Uma lingueta cromada de zamak, por exemplo, é idêntica a uma cromada de latão, mas com resistência e preço muito diferentes.
Materiais
Segundo o gerente do PSQ, o desempenho de uma fechadura ou maçaneta se deve muito ao material base e tipo de acabamento, mas também ao rigor e características aplicadas ao seu processo de fabricação.
São três os principais materiais com que são produzidas: latão, alumínio e zamak.
O latão possui muito boas propriedades mecânicas e de resistência à corrosão, mas é mais caro e de processamento não muito fácil.
O alumínio tem excelente resistência a corrosão e um preço atraente por seu baixo peso especifico, mas não é um material fácil de se trabalhar e suas propriedades mecânicas são mais sensíveis. O zamak é um material de processamento mais barato, tem propriedades mecânicas boas, resistência a corrosão e custo interessantes, o que explica a grande aplicação deste material na fabricação fechaduras atualmente”.
O alumínio com acabamento anodizado é o