Cultura religiosa: As religiões de matrizes africanas, tirando as dúvidas básicas.
É muito comum para as pessoas de outras religiões, sem religião ou mesmo as que já tiveram algum contato com a religiosidade de matriz africana em suas várias formas, dúvidas e equívocos sobre o tema, a ideia desse post é sem proselitismo qualquer, tentar reduzir essas dúvidas e esclarecer sobre essa parcela da cultura/religiosidade brasileira, para muitos misteriosa e mal compreendida.
Para ficar mais direto, leve e um pouco diferente dos artigos que temos por ai, vou fazer em formato de F.A.Q (Frequentelly Asked Questions / Questões frequentemente perguntadas), formato com o qual os internautas estão muito familiarizados.
• O QUE QUER DIZER RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS ? : Significa que a cosmovisão base (fundamentos) ou parcela dela, vem de cultos de origem africana, lá praticados desde a antiguidade e introduzidos no Brasil com adaptações pelos escravos africanos e descendentes destes.
• QUAIS SÃO ESSAS RELIGIÕES ? : São várias, com origens em diversas partes da
África e relacionadas diretamente com cada grande grupo étnico (Nação) introduzido no
Brasil, no caso as religiões que mantiveram maior proximidade com as originais ( trajes, uso das línguas africanas nos cantos e rituais, referência apenas às divindades africanas, costumes, etc…) são agrupadas genéricamente sob a denominação de CANDOMBLÉ DE
NAÇÃO (e obviamente são várias nações distintas, como KETO, BANTU, JEJE, MINA) ou simplesmente Candomblé; já nos casos em que houve um maior sincretismo, redução dos elementos africanos e acréscimo de elementos ocidentais vindos do catolicismo e kardecismo (além de elementos indígenas como a Jurema e o Catimbó), cânticos e rituais em português, passaram a ser agrupadas genéricamente sob a denominação de UMBANDA ;
há ainda variações criadas a partir da mescla de Candomblé e Umbanda como o
OMOLOCÔ , ou segmentações independentes como o XANGÔ (PE), o