Polímeros
A palavra polímero vem do grego poli (muitas) + mero (partes), e é exatamente isto, a repetição de muitas unidades (poli) de um tipo de composto químico (mero). E polimerização é o nome dado ao processo no qual as várias unidades de repetição (monômeros) reagem para gerar uma cadeia de polímero. Em outras palavras, os polímeros são compostos por macromoléculas (com grande tamanho e/ou massa molecular) constituídas pelas n repetições de moléculas menores: os monômeros. Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral). Assim, podem ser classificados de acordo com esse número de repetições:
a) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (1 repetição).
[pic]
b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições).
[pic]
c) Polímero – quando há n repetições de monômeros na cadeia.
[pic]
2 TRATAMENTO TÉRMICO
Tratamentos térmicos são um grupo de processos industriais utilizados para alterar as propriedades de um material, via variações de temperatura. A aplicação mais comum é na metalurgia, sendo usados na fabricação de muitos outros materiais, como cerâmicas e polímeros. O tratamento térmico envolve o uso de aquecimento ou refrigeração, normalmente a temperaturas extremas, para atingir o resultado desejado, tais como o endurecimento ou amolecimento de um material. Técnicas de tratamento térmico incluem o recozimento, têmpera, aumento de dureza superficial e endurecimento por precipitação.
2.1 Tipos de tratamentos térmicos
Recozimento: é uma técnica usada para recuperar o trabalho a frio e relaxar tensões dentro de um metal, resultando em um metal macio e dúctil. O recozimento para alívio de estresse é quando apenas a primeira etapa de recozimento é