Metais
ENGENHARIA ELÉTRICA COM HABILITAÇÃO EM ELETRÔNICA
MATERIAIS ELÉTRICOS
TRABALHO I - METAIS
MATHEUS LIRIO SOARES R.A.: A776JA-8
VAGNER SOARES TOZZETTI A72JED-5
RAFAEL COSTA FERNANDES A762CI-1 Série/Turma: 06/EE6P15
BAURU, SETEMBRO DE 2013
METAIS
PROPRIEDADES DOS METAIS
Algumas das importantes propriedades de materiais sólidos dependem dos arranjos geométricos dos átomos, e também das interações que existem entre os átomos ou moléculas constituintes.
Cada átomo consiste de um núcleo composto por prótons e nêutrons, e é circundado por elétrons. Tanto os elétrons quanto os prótons são carregados eletricamente, com o sinal negativo para os elétrons e positivo para os prótons, enquanto que os nêutrons são eletricamente neutros.
As massas dessas partículas subatômicas são infinitesimalmente pequenas, sendo que as massas dos prótons e nêutrons são aproximadamente as mesmas (1,67 x 10-27 kg), maior que a massa de um elétron, 9,11 x 10-31 kg.
Cada elemento químico é caracterizado pelo número de prótons em seu núcleo, ao que se chama número atômico (Z). Para um átomo eletricamente neutro, o número atômico é igual ao seu número de elétrons, e o número atômico varia em unidades inteiras entre 1, para o hidrogênio, e 94 para o plutônio, o mais alto para os elementos que ocorrem naturalmente.
O peso atômico de um elemento ou peso molecular de um composto pode ser especificado em: uma por átomo (molécula) ou massa por mol de uma substância.
1 uma/ átomo (ou molécula) = 1 g/mol
Em 1 mol de uma substancia existem 6,023 x 1023 átomos ou moléculas (número de Avogadro).
O peso atômico do ferro é 55,85 uma/átomo ou 55,85 g/mol
O número atômico e o peso atômico dos elementos são dados na Tabela Periódica.
Durante a última parte do século XIX, foi observado que muitos dos fenômenos que envolviam os elétrons nos sólidos não podiam ser explicados em termos da