metais
Introdução
Neste trabalho sobre metais, proposto pelo professor Joaquim Vicente de Materiais e Tecnologias, pretendo aprofundar os meus conhecimentos acerca dos metais e das suas propriedades, físicas, químicas e mecânicas.
Vou-me focar também no estudo do alumínio.
O que são metais?
Em Química um metal é um elemento, substância ou liga caracterizado pela sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. Qualquer metal pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerados de átomos com carácter metálico.
Podemos também descrever a classificação dos metais que se divide em dois grupos, os metais ferrosos e os metais não ferrosos.
Metais Ferrosos Metais cuja composição é basicamente o ferro e o aço. De entre outros, podemos destacar os utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóveis, estruturas de edifícios, latas de alimentos e bebidas, etc. Metais não Ferrosos Metais cuja composição se baseia em alumínio, cobre, latão, bronze, chumbo, níquel, zinco e estanho. De entre outros podemos destacar o alumínio, as latas de bebidas, o cobre, os cabos telefónicos, o chumbo, as baterias de carros, o zinco, etc.
Tipos de metais:
Alcalinos
Alcalino-terrosos
Metais de transição
Propriedades físicas
As propriedades físicas de um metal são variadíssimas, por isso irei enumerar algumas aqui:
- Revelam brilho metálico característico e são:
-Opacos;
-Bons condutores do calor e da corrente elétrica;
-Maleáveis (formam laminas flexíveis);
-Dúcteis (esticam-se em fios);
-Em geral, são sólidos à temperatura ambiente (à exceção do mercúrio que é liquido);
-A maioria tem pontos de fusão normais elevados; Propriedades químicas
Tal como as físicas, existem variadas propriedades químicas dos metais como por exemplo:
-É possível graduar uma escala de reatividade dos metais com: - A água; -O oxigénio,