Metais Ferrosos
Engenharia Ambiental e Sanitária
Disciplina: Ciência dos Materiais
Professora: Albertina Xavier
Acadêmicos: Laura Teles, Leonardo Petrocelli e Lucas Lunardeli.
METAIS FERROSOS
ITAJAÍ - SC
JUNHO – 2015
INTRODUÇÃO
Os materiais metálicos, formados pelos metais e ligas metálicas, são substâncias inorgânicas compostas por um ou mais elementos metálicos, mas podem, também, conter elementos não-metálicos. Exemplo: Ferro (Fe), Cobre (Cu) e Alumínio (Al).
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal.
Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semi metais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo).
Metais não são utilizados de forma pura, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial devido principalmente à:
- Obter-se redução de custos.
- Obter material mais ou menos resistente (controle de dureza).
- Alterar o ponto de fusão.
- Elevar sua biocompatibilidade. Neste trabalho apresentamos as propriedades físico químicas dos metais ou ligas ferrosas, que são aquelas onde o ferro é o constituinte principal e possuem baixo, médio e alto teor de carbono. Essas ligas são produzidas em maior quantidade do que qualquer outro tipo de metal, e nelas estão incluídos os aços carbono comuns, os aços-ferramentas, os aços inoxidáveis (ligas de cromo) e os ferros fundidos.
Principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala:
Metais Ferrosos
O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de