METAFÍSICA DE SÃO TOMÁS DE AQUINO - FILOSOFIA E TEOLOGIA NO PENSAMENTO DE SÃO TOMÁS AQUINO
Centro de Formação de Professores - Colegiado de Filosofia
Componente Curricular – História da Filosofia Medieval
Prof. Antônio Pedro Moura de Oliveira
*Adalberto José de Almeida Ferrari
METAFÍSICA DE SÃO TOMÁS DE AQUINO
São Tomás de Aquino
*Graduando do curso de Licenciatura em Filosofia pela UFRB/CFP
Amargosa, setembro de 2014 METAFÍSICA DE SÃO TOMÁS DE AQUINO
FILOSOFIA E TEOLOGIA NO PENSAMENTO DE SÃO TOMÁS AQUINO
A obra de São Tomás de Aquino é composta por sua imensidão de textos dos quais alguns foram escritos pelo próprio Tomás e outros ditados, tendo ainda outros que apenas foram reportados.
Em uma de suas obras principais Suma Contra os Gentios, Tomás diz em relação ao ser humano, existir três conhecimentos possíveis a cerca das coisas divinas: primeiro é a ascensão do homem até Deus, o que acontece quando o homem o vê pela “luz natural da razão mediante as criaturas”. O segundo, pela aceitação da fé, quando o homem através da Revelação de Deus é apresentado a verdades “que excedem seu intelecto”, ou seja, que não são a ele demonstradas para que este acredite através da fé. Terceiro, é o conhecimento que só nos “será acessível na visão da glória”. É o conhecimento onde temos elevado nosso intelecto, o que acontece “através da luz da glória” na mais perfeita “intuição das coisas reveladas”.
Vejamos, pois o que ele afirma na obra:
Há, pois, três conhecimentos do homem referentes as coisas divinas: o primeiro, enquanto o homem mediante a luz natural da razão e pelas criaturas sobe até o conhecimento de Deus; o segundo, enquanto a verdade divina, que excede o intelecto humano, desce até nós pela revelação, não para ser vista como por demonstração, mas para ser cridas como pronunciada por palavras; o terceiro, enquanto a mente humana é elevada à perfeita intuição das coisas reveladas. (TOMÁS DE AQUINO, 1996)
Em relação ao