São Tomaz de Aquino
ISMAEL MENDES
IVO GAMA
MARINA BRITTO
SÃO TÓMAS DE AQUINO
Belém - PA
2014
FABEL - FACULDADE DE BELÉM
ISMAEL MENDES
IVO GAMA
MARINA BRITTO
SÃO TÓMAS DE AQUINO
Trabalho referente a disciplina Filosofia ministrada pela professora Rosangela referente a 2° avaliação semestral.
Belém - PA
2014
INTRODUÇÃO
Iremos expor a vida e obras de São Tomás de Aquino, que foi considerado por muitos estudiosos, um grande filosofo, porém era oposto do que São Tomás pensava, por não se considerar um filosofo.
Falaremos de sua importância para o mundo academico de hoje, e como ele influência pensamentos e descobertas na area do direito.
São Tomás de Aquino nasceu na Itália, próximo a Roccasecca, na Itália, mais precisamente perto de Aquino (comuna italiana da região do Lácio), e ficou conhecido como um dos mais importantes pensadores cristãos e cultos existentes até os dias atuais.
São Tomás era filho do Conde de Aquino, realizou seus estudos no mosteiro da ordem de São Bento de Cassino e em seguida seguiu para a Universidade de Nápoles, quando tomou conhecimento do conjunto de produções literárias de um filósofo grego de nome Aristóteles.
No ano de 1244, mesmo contra o anseio da família, decidiu tornar-se um Dominicano, abdicando de todos os bens e títulos que possuía. No mesmo ano parte com seu mestre Alberto Magno, também dominicano, para Paris, onde passam a viver no convento Saint Jacques.
Depois vão para Colônia (Alemanha), onde havia sido fundado um “studium generale”, e Alberto fica como Regente e Tomás como leitor. A permanência de quatro anos aí lhe permite exprimir por escrito suas primeiras obras: De ente et essentia e De princípios naturae. No ano de 1259 dá aula em Anagni; em 1265 em Roma, e em 1267 na cidade de Viterbo.
Entre os anos de 1259 e 1268 São Tomás instruiu-se na Universidade da Cúria Papal, na Itália; após o término de seus estudos decidiu