Metabolismo dos Carboidratos
A digestão de todos os carboidratos começa diretamente pela boca, esta presenta na saliva Amido e Glicogenio que sofrem a ação em cima da enzima alfa-amilase, reduzindo as estruturas do alimento.
Quando os fragmentos chegam ao duodeno são atacados com maior eficácia pela alfa-amilase, que está presente no suco pancreático, transformando em monossacarídeos glicose, no dissacarídeo maltose, no trissacarideo maltotriose, e nas chamadas dextrinas alfa-limitena
Na enzima da superfície das células do intestino delgado acontece a chamada hidrolise final de aligossacarideos a monossacarídeos (lactose, maltose, alfa-1,6-glicosidase, sacarose) liberando monossacarídeos.
O que não é hidrolisado nessa fase é metabolizado pelas bactérias ali presente. Metabolismo bacteriano, são ácidos graxos da cadeia curta, lactato, hidrogênio, metano e dióxido de carbono.
Alguns monossacarídeos mais específicos como, glicose, galactose, frutose e algumas outras que ocorrem em menores quantidades, são absorvidos por processo de transportadores específicos
1- Glicólise
Caracteriza uma via metabólica utilizada por todas as células do corpo, para extrair a energia contida na molécula da glicose, gerando duas moléculas de lactato. Processo não absorve oxigênio molecular, sendo então chamado de fermentação anaeróbica.
Na via glicolitica como também pode ser chamado, é gerado dois moles de ATP (energia), mol de glicose, na ausência de oxigênio molecular.
Monossacarideos: Glicose, frutose, galactose e manose
Oligossacarídeos: Maltose ( açucar do malte ), Sacarose ( açucar da cana ), Lactose (açucar do leite), Dextrina ( nem toda dextrina é digerivel, algumas são usadas como complemento de fibras alimentares, é obtida através da hidrólise acída do amido), Maltodextrina ( usada como aditivo alimentar, absorvida pelo organismo mais rapido que a glucose *glucose muito abundante na natureza, açucar de varias frutos doces*)
Polissacarídeos: Amido